A Importância de entender os desafios além do ambiente macroeconômico
Com tantos fatores internos e externos impactando a economia mundial em 2025, a economia brasileira deve passar por uma desaceleração neste ano. As últimas análises destacam preocupações com juros, dívida pública e emprego. Para o Brasil, as projeções de crescimento econômico variam. Enquanto o Boletim Focus estima um crescimento do PIB de 2% para 2025, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou sua projeção para 2,5%.
Mas podemos arriscar em dizer que o principal fator de mudanças para o varejo brasileiro em 2025 não é apenas a questão geopolítica e os seus impactos na economia global, afinal outras crises passaram e novas surgirão no futuro. Mas de fato, estamos em um novo momento de transformação no comportamento de consumo, o mundo está ainda mais conectado com tecnologias como Inteligência Artificial e Robótica. Essas novas tecnologias estão mudando a velocidade e a maneira de fazer negócios, estamos em uma nova guerra comercial.
Segundo dados da Abcomm, a projeção do faturamento no e-commerce brasileiro até 2029 é de 350 bilhões de reais. A expectativa de crescimento no digital não surpreende diante do seu crescimento nos últimos anos, mas o principal desafio para o varejo e a indústria é entender que o ambiente digital precisa se tornar uma de suas principais fontes de receita e de valor para a empresa, pois a participação do varejo digital no consumo total de varejo é realidade. O grande primeiro impulsionador dessa mudança ocorreu em 2007 com acesso à internet móvel, o segundo venho através da pandemia e neste momento estamos vivendo um terceiro fator acelerador, a Inteligência Artificial (AI).
Adaptação a novas tecnologias para impulsionar o crescimento do negócio digital
A inteligência artificial (IA) emergiu como uma ferramenta poderosa para impulsionar o sucesso no e-commerce. A mudança de comportamento de consumo com as novas tecnologias trouxe um movimento ainda mais desafiador para os grandes varejistas: adaptar-se a forma de comunicação embarcada nas novas tecnologias para impulsionar os negócios, com estratégias que tragam melhor resultado para a empresa.
A personalização é uma das áreas mais promissoras da IA no e-commerce. No entanto, personalizar a experiência do cliente de maneira eficaz pode ser extremamente complexo. Os algoritmos de IA precisam levar em consideração uma variedade de fatores, como histórico de compras, comportamento de navegação e preferências que mudam ao longo do tempo.
Diante do cenário atual, muitas indústrias e varejistas ainda estão se adaptando a primeira onda do processo de digitalização, que é levar suas operações para o ambiente digital. A integração das empresas neste novo momento, traz uma avalanche de ideias, suposições e possibilidades que a Inteligência Artificial (AI) está entregando, mas torna-se um cenário desafiador para os gestores e donos de empresas.
Mesmo com as aplicações de AI sendo vistas como indispensáveis para o varejo, os números mostram que sua adoção ainda é baixa no Brasil. Uma pesquisa recente da Cielo com varejistas brasileiros revelou que, embora 91% afirmam conhecer a inteligência artificial, apenas 18% realmente a utilizam.
A falta de infraestrutura e a fragmentação de dados são alguns dos entraves para a adoção da inteligência artificial no varejo brasileiro. Muitas empresas ainda enfrentam dificuldades devido a sistemas desatualizados e pouco integrados. A inteligência artificial está rapidamente se tornando uma ferramenta essencial no varejo, proporcionando uma transformação significativa em como as empresas operam e interagem com seus consumidores. Ao alinhar tecnologia, dados e estratégia a inteligência artificial, o varejo pode não apenas superar os desafios existentes, mas também abrir novas oportunidades de crescimento e inovação.
Transformando desafios em oportunidades para gerar valor ao negócio digital
Estamos vivendo novos desafios para conseguir gerar crescimento no canal digital. Além do aumento do nível de concorrência interna com entrada e fortalecimento de players chineses no mercado, atualmente gerar investimento em mídia paga não garante resultado efetivo de receita. Equalizar a conta entre volume de receita e lucratividade também se tornou um desafio. A sobrevivência passa cada vez mais em buscar alternativas que tragam melhor retorno sobre o investimento e melhor gestão de despesas.
Diante deste contexto, é necessário se adaptar, testar novas estratégias para atrair o público para a loja e criar ações de relacionamento conectadas com os valores do consumidor.
Em um canal em plena expansão como o e-commerce, nunca antes o match de valores entre influenciador, marca e público foi tão importante. Isso significa que as ações de comunicação de marketing utilizadas até agora não funcionam mais de forma isolada, mas conectada a novos formatos de relacionamento e visibilidade para a marca. Em um mercado altamente dinâmico como o do marketing de influência, talvez estejamos vivendo uma das principais mudanças no paradigma de pensar estratégias.
O potencial dos influenciadores vai muito além de publicidade. Eles se tornaram uma voz ativa na construção de comunidades online e é por esse motivo que precisam estar presentes na co-criação de campanhas junto das marcas. Afinal, o público está muito mais criterioso na escolha de por quem se deixam ser influenciados. Quando há um match entre os valores do influenciador e os do seu público, a verdade passa a ser um balizador chave nessa relação que se torna cada vez mais profunda.
No varejo omnichannel, a experiência do consumidor é essencial. A inteligência artificial está impulsionando uma era de hiper personalização, onde cada interação com o cliente pode ser adaptada às suas preferências e comportamentos específicos. Um exemplo disso são as recomendações de produtos baseadas no histórico de compras e preferências individuais, que aumentam significativamente a satisfação do cliente e as taxas de conversão?.
Além de contribuir na personalização de comunicação com o cliente e trazer melhor resultado da operação, a AI também pode ser aplicada na logística, um dos maiores desafios do varejo digital no Brasil. A tecnologia de machine learning está começando a revolucionar a logística ao otimizar rotas de entrega e prever com maior precisão as demandas dos consumidores. Esse tipo de inovação é fundamental em um país com uma infraestrutura ainda em desenvolvimento, onde a eficiência logística pode ser um diferencial competitivo.
Conclusão
Não há mais espaço para amadorismo no mercado digital, a adaptabilidade é vital para o sucesso da empresa nesse ambiente, pois as tendências e preferências dos consumidores evoluem rapidamente. Ao compreender os desafios impostos por essa dinâmica, as empresas podem se posicionar estrategicamente para tirar proveito das inúmeras oportunidades oferecidas pela transformação digital.
Em 2025, o varejo enfrentará desafios como a exigência por experiências personalizadas, a necessidade de sustentabilidade e a necessidade de inovação tecnológica. É necessário criar estratégias claras para obter espaço de competitividade, escalando a operação digital com lucratividade. Portanto, mais importante que se adaptar às novas tendências tecnológicas, é entender de fato os principais ganhos de valor ao cliente e ao modelo de negócio.
A chave para o sucesso no posicionamento digital de uma marca é uma estratégia adaptativa que responda tanto às inovações tecnológicas quanto às mudanças no comportamento dos consumidores.
Valéria Bitencourt - Linkedin
CEO Valéria Bitencourt Consultoria Sênior em E-commerce
Executiva C-Level | Especialista em Varejo Digital | Professora na PUC | Palestrante
e-mail: ecommerce@valeriabitencourt.com.br | Instagram - @valeriabitencourfoficial
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